quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Expresso da Meia-Noite & Fuga de Alcatraz ^_*


"Expresso da Meia-Noite..."
No fim da década de 1970, Alan Parker [direção - "Mississipi em Chamas", "Evita"] e Oliver Stone [roteiro] lançavam o filme, baseado no livro autobiográfico de Billy Hayes, "Expresso da Meia-Noite".

O filme é repleto de cenas fortes, chocantes, numa mistura de desumanidade, covardia, assédio sexual e moral por quais passa o protagonista.

Billy Hayes é um estudante dos Estados Unidos que visita a Turquia. Ao deixar o país, decide levar escondido, alguns pacotes de haxixe, escondidos em baixo da camisa. O seu plano acaba por não dar certo e ele é preso no aeroporto e sua vida transforma-se num pesadelo a partir de então.

Quando espera ser libertado, é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que muda a acusação de porte ilegal para tráfico e o condena a uma pena de 30 anos. Hayes então, diante desse agravamento de sua situação, tenta subornar Hamidou – um Guarda Brutamontes, clone de Brutus de Popeye :) - que, após embolsar o dinheiro do suborno, o arrasta para a "câmara de tortura". Lá, eles entram em luta que termina com a morte acidental de Hamidou. Hayes então rouba um uniforme do policial e consegue sair da prisão. Em seguida, dirige-se à fronteira com a Grécia onde, de forma dramática, consegue passar indo para sua casa em Nova York.
Vídeo1

Na Turquia o filme foi banido até o ano de 1992 devido às críticas negativas, em que o desenhava como uma obra de arte com viés anti-turco, racista, brutal, além de pintar um delinquente como herói que, mesmo tendo errado ao tentar sair da Turquia com haxixe, o ator principal, Hayes, é visto como um mártir inocente, enquanto o sistema penitenciário turco é considerado um terrível vilão!

O ator Brad Davis, que ganhou o Globo de Ouro de melhor ator por este filme, infelizmente contraiu AIDS por injeção de cocaína pouco depois do filme, em 1979, e faleceu em 1991. 

Elenco:
Brad Davis - Billy Hayes (Nasceu em nov 1949 / morreu em set. 1991: com 41 anos de AIDS)

Irene Miracle - Susan

Bo Hopkins - Tex

Paolo Bonacelli - Rifki

Paul Smith - Hamidou

Randy Quaid - Jimmy Booth

Nobert Weissner - Erich

John Hurt - Max

Mike Kellin - Sr. Hayes

Franco Diogene - Yesil

Michael Ensign - Stanley Daniels

"Expresso da Meia-Noite" conseguiu ganhar duas estatuetas do Oscar, de Melhor Música e Melhor Roteiro Adaptado, dentre outros vários prêmios e, a música, de Giorgio Moroder ganhou enorme repercussão, tornando-se um marco da cinematografia e um símbolo, ao mesmo tempo, junto e à parte, do próprio filme!
Giorgio Moroder - Love Thema é MUITO BOM e EMBLEMÁTICO...






------------------------------------------------------------


"Fuga de Alcatraz..."
Clint Eastwood foi responsável por imortalizar em "Fuga de Alcatraz" (1979) a figura de "Frank Morris", um ladrão com um longo histórico criminal e grande criatividade, que em colaboração com outros dois presos, iniciou um plano para escapar da ilha transformada em prisão e situada na gélida baía de San Francisco. 

Um filme muito bem dirigido por Don Siegel, em 1979, e que nos leva à própria sensação claustrofóbica deste ambiente de Alcatraz!
São Francisco, 1960. O machão Clint Eastwood, é Frank Morris  - um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Ele é enviado para Alcatraz: prisão de segurança máxima - "A Rocha"; e que fica em uma ilha de onde ninguém, nunca, conseguiu escapar. Gradativamente Frank vê os pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de alguns outros internos, tenta pacientemente criar um rota de fuga e num período de 7 meses, miraculosamente, consegue junto a mais dois prisioneiros!
Vídeo 1


Fatores, da "empreitada", no mínimo, interessantes: 

- o período da madrugada para realizar a fuga (cerca de 8 horas de duração);

- eles cavaram a parede das celas por sete meses com colheres;

- os 3 chegaram ao telhado da prisão sem nenhum problema, e nenhum dos vigilantes das seis torres os viu, e eles conseguiram descer de lá pela tubulação de água externa;

pularam uma cerca de arame farpado e foram para o mar, com os botes e coletes feitos com capas de chuva, deixando cabeças postiças em suas camas, para enganar os guardas;

os três encheram os botes, soprando, e entraram nas águas geladas do mar, saindo batendo pernas; 


Nunca mais os três fugitivos foram vistos e o caso segue como mistério para o FBI (há num site do FBI uma galeria fotográfica dos planos de fuga" de Morris). 

Clique em FBI 1

Clique em FBI 2


Produzido no ano de 1979, com Direção de Don Siegel: "Fuga de Alcatraz" é mais marcado e compassadamente previsível e mais "educada" do que Expresso da Meia-Noite, vulgo, Um Murro no estomago. Mesmo se valendo da interpretação diga e marcante de Clint Eastwood. 
Vídeo

A prisão de Alcatraz foi fechada no ano de "63", pois seu alto custo não a viabilizava (10 milhões de dólares mensais), e em 1973, ela foi aberta para visitação do público, com passeios monitorados.




E diante de tantas fugas, penso: e nós? Nós fugimos de quê?! 

Aqui, um exemplo de uma fuga pra sobreviver ante a paga de um erro crasso em levar haxixe sob acamisa, em que qualquer blitz da PM baiana detectaria a bagaça. Mas s sobrevivência foi maior do que a escória militar Turca!

Noutro, a sobrevivência de mãos à inteligência e surfaram para terra de Netuno que Netuno não ousa dizer onde fica, sob pena de ser esmurrado pelo sensível Eastwood... 

Para onde e por que fugimos, se não temos uma Alcatraz e também não estamos "vestidos" de haxixe num "passeio turco"?... Por que, e, de quem fugimos?... 


#TANNNN-RANNN ^_* 

Ps: Quem opnar ai abaixo, ganha um big-big vencido! :)   

Um comentário:

  1. Fugimos de nós mesmos, fugimos do que nos assusta, fugimos dos efeitos das causas em que estamos atolados até o pescoço.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por seu Comentário! ... Leia outra postagem nossa!