terça-feira, 25 de dezembro de 2012

10 Notícias de Editais, Festivais de Cinema

10 Notícias de Editais e Festivais!!
[postado em 26/12/12]


1] Conteúdo Nacional - Lei 12.485/2011

Nos últimos dias, foi veiculada na imprensa a informação de que a classificação dos canais da TV paga, realizada pela ANCINE para efeito do cumprimento das obrigações estabelecidas pela Lei 12.485/2011, estaria prejudicando uma determinada empresa. Não é verdade. A classificação como Canal de Programação Comum não implica a exclusão de qualquer canal dos pacotes ofertados ao assinante pelas operadoras. Desde que regularmente credenciados na ANCINE, todos os canais estão habilitados a integrar todos os pacotes, cabendo às operadoras selecionar, conforme sua estratégia de mercado, que canais comporão a sua grade.

Desde a regulamentação da Lei da TV Paga, a ANCINE publica todos os meses, até o quinto dia útil, a lista com a classificação dos canais segundo os critérios estabelecidos na legislação e nas Instruções Normativas que a regulamentaram. Essa lista serve exclusivamente como referência para determinar quais canais podem ser contabilizados para efeito do cumprimento das exigências da lei. Mas a decisão de inclusão ou exclusão de um canal dos pacotes ofertados cabe, em qualquer tempo, à operadora, não podendo tal decisão ser atribuída à legislação nem à ANCINE, a quem cabe fiscalizar o cumprimento da lei.

Cabe às operadoras prestar contas das suas decisões aos assinantes e ao órgão regulador das telecomunicações, a ANATEL. Os assinantes, por sua vez, têm o direito de exigir da sua prestadora a manutenção de todos os canais contratados: qualquer alteração promovida no pacote deve ser informada com uma antecedência mínima de 30 dias; caso o assinante não se interesse mais pela manutenção do serviço, poderá rescindir seu contrato sem ônus, conforme o artigo 28 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura.

Vale destacar, por fim, que, desde a sua efetiva entrada em vigor, em setembro, a Lei 12.485 já está induzindo o aumento da demanda por novos conteúdos nacionais e por canais brasileiros de espaço qualificado, fortalecendo produtoras e programadoras brasileiras e beneficiando, principalmente, os assinantes, que começam a ter mais acesso a uma produção de qualidade e diversificada, que fala a sua língua e reflete a sua imagem. 

Fonte: Ancine

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2] Abertas as Inscrições para os Cursos de Roteiro da Escuela Internacional de Cine y TV de São Antonio de los Baños - CUBA!
[Cuba, Sinhá Gostosa... ! ^_* ]

 Os Cursos são muito conceituados internacionalmente e são muitas as pessoas no Brasil que têm um interesse específico por participar nestas oficinas, embora nem todas tenham o nível de espanhol mínimo requerido para poder acompanhar os exercícios escritos dentro de uma turma regular.

Em função disso, a Coordenação de Oficinas Internacionais decidiu criar uma turma especial para alunos de países de língua portuguesa, que conta com o apoio da roteirista brasileira Iana Cossoy, formada na EICTV que atua como facilitadora das aulas do mestre Altunaga, que é professor de roteiro da escola há mais de 15 anos.

Pelo sexto ano consecutivo, a oficina é agendada justamente no período de Carnaval, quando muitos brasileiros aproveitam as férias para conhecer Cuba e investir em cursos.

A oficina tem uma duração de duas semanas (4 a 15 de fevereiro) e um custo de 1.300 euros, incluindo hospedagem e três refeições diárias. Não há limite de idade para participar.

O professor Eliseo Altunaga é um dos nomes mais importantes da dramaturgia em Cuba e ensinou técnicas de roteiro a muitos alunos que passaram por lá, em seus cursos temporários e permanentes. Eliseo assina o roteiro de um dos maiores sucessos do cinema latino de 2012:
Violeta se fue a los cielos”, do chileno Andrés Wood, ganhador no Sundance o ano passado.

As inscrições devem ser feitas o quanto antes, por conta da dificuldade de reservas das passagens aéreas para o período, com Patricia Martin, representante EICTV Brasil: (11) 3042-9680 / (22) 9943-9657 / skype: patriciamartinbuzios / patriciamartin@cuba-cursos.org.


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3] Programa MERCOSUL Audiovisual (PMA), oferece uma série de Oficinas de Formação Técnica em Cinema!

Programa MERCOSUL Audiovisual (PMA), realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual - SAv/MinC no âmbito da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), oferece uma série de Oficinas de Formação Técnica e Artística nas áreas de direção, fotografia, arte, som, produção e montagem, com o objetivo de fortalecer as capacidades profissionais e técnicas (tecnológicas, comerciais e artísticas) do setor audiovisual. As oficinas acontecerão na cidade de Assunção, no Paraguai, entre 21 de janeiro e 16 de março de 2013.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de janeiro.

São 140 vagas. Para participar, é necessário apenas comprovar experiência profissional ou semiprofissional na área audiovisual. O programa concederá dez bolsas no valor de mil e oitenta euros a brasileiros participantes das oficinas. 

Detalhes Aqui!


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4] Abertas as inscrições para o FICiP – Festival Internacional de Cinema Político.

Estão abertas, até o dia 14 de janeiro, as inscrições para o FICiP – Festival Internacional de Cinema Político. O evento terá lugar na cidade de Buenos Aires, entre os dias 21 e 27 de março. O objetivo do FICiP é identificar e divulgar filmes dedicados a vidas políticas, partindo do princípio de que cada história, evento, luta, reclamação ou realização de uma comunidade é um evento político. As inscrições são gratuitas, e a data limite se refere ao prazo de recebimento do material pela organização do evento.

Produções brasileiras podem participar da competição internacional, dividida nas categorias de curta, média e longa-metragem, e concorrem aos prêmios de melhor filme em cada uma delas. Os filmes podem ser do gênero ficção (live ou animação) ou documentário, e devem ter sido finalizados após 1º de janeiro de 2010. Para se inscrever, é necessário enviar duas cópias da obra em DVD, bem como do formulário de inscrição devidamente preenchido, para o endereço disponibilizado no regulamento. As obras podem se apresentar em seu idioma original, desde que legendadas em espanhol.

Além das mostras competitivas, o FICiP também terá dabates e mostras paralelas também abertas a filmes brasileiros, como as seções América Latina, Homenagem (tributo a cineastas que tenham contribúido com o cinema político em qualquer país), Obras em Processo, entre outras.

Incrições Aqui!


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5] Edital Setorial de Audiovisual - BAHIA *_^

Realizadores residentes há pelo menos 3 anos na Bahia têm até o dia 17 de janeiro de 2013 para inscrever seus projetos no Edital Setorial de Audiovisual, que concede até R$ 1,5 milhão para projetos de longa-metragem e até R$ 300 mil para projetos em outros formatos, destinando um total de R$ 6,5 milhões à produção audiovisual feita na região. 

Somente serão aceitas propostas cujos cronogramas tenham início a partir de 31 de maio de 2013

A inscrição deve ser realizada pela internet, no Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura disponível no site, ou enviando a documentação exigida pelos correios.


Maiores informações Aqui!


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6] Inscrições - ainda - Abertas para o Festival Internacional de Cinema de Jeonju, na Coréia do Sul!

Festival Internacional de Cinema de Jeonju (JIFF) acontece desde 2000 na Coréia do Sul, e é reconhecido como um dos festivais de cinema mais importantes da Ásia, e é  focado no cinema independente e experimental. 

As inscrições para filmes de longa-metragem no festival são gratuitas e estão abertas até 31 de janeiro.

O Festival de Jeonju busca, para sua Competição Internacional, produções que tragam novas estéticas e explorem diferentes possibilidades tecnológicas, dentro de qualquer gênero, desde que tenham acima de 60 minutos de duração.

Para se inscrever, é necessário enviar um DVD legendado em inglês, juntamente com o formulário de inscrição preenchido, até a data limite. Será dada prioridade a obras que tenham sua estreia internacional no festival.

Filmes selecionados para a Competição Internacional concorrem ao Grande Prêmio, que consiste em um troféu, 10 mil dólares em dinheiro, mais um fundo de 5 mil dólares em nome do diretor; ao Prêmio Especial do Júri, que é o Troféu JB Bank mais um prêmio equivalente a 7 mil dólares em dinheiro; e ao prêmio do público, que dará presentes locais aos vencedores.

Detalhes Aqui!

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7] IDFA Bertha abriu inscrições para apoio a novos projetos de documentários. 

O fundo organizado pelo Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e antes chamado Jan Vrijman Fund, abriu Inscrições e o prazo para envio das propostas vai até 1º de fevereiro de 2013 através do site do festival.

O fundo dá apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos vindos de países em desenvolvimento, entre eles o Brasil. Os documentários podem ser apresentados em três categorias - desenvolvimento de projeto, produção e pós-produção -, mas as obras brasileiras são aceitas somente na primeira categoria. O fundo também oferece assistência e coaching aos realizadores.

Veja como se inscrever Aqui!


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8] 10º Festival Audiovisual Black & White.

O Festival está com  está com as inscrições abertas até o dia 11 de fevereiro de 2013será realizado na cidade portuguesa de Porto, entre os dias 22 e 25 de maio. O objetivo do festival é exaltar a estética P&B como forma específica, peculiar e única de manifestação artística. A iniciativa nasceu da necessidade de responder a uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco. Além da aposta em vídeos e fotografias a duas cores, o festival estimula igualmente a criação de ambientes sonoros que remetam ao tema.

Para participar, cada concorrente pode apresentar um número máximo 3 de obras por categoria - áudio, fotografia ou vídeo. Serão admitidas, para seleção, produções finalizadas após 1 de janeiro de 2011, contanto que não tenham sido apresentadas à pré-seleção no ano anterior. A inscrição é gratuita, e o material deverá ser entregue via correio. As embalagens enviadas do Brasil ou outro país de fora da União Europeia devem conter a inscrição “sem valor comercial / para fins culturais”, e o valor declarado para fins alfandegários deve ser de zero euros. Os trabalhos em vídeo selecionados devem obrigatoriamente ser apresentados em DV, miniDv, DVCam, miniDVCam, Betacam Digital ou Betacam SP (unicamente em sistema PAL). Não são exibidos trabalhos em formato DVD.

O festival irá conceder o Grande Prêmio B&W para melhor obra de cada categoria. Na categoria vídeo ainda haverá troféus para o melhor filme ficção, documentário, animação, experimental e musical.

Veja Aqui!


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9] Aberta a 52ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, que tem o objetivo de descobrir novos talentos.


Estão abertas as inscrições - aberto até dia 22 de março de 2013 - para a 52ª Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Desde que foi criada, em 1962, apresenta os primeiros e segundos trabalhos de diretores de todo o mundo. Entre os nomes que já passaram pelas mais diversas edições do evento estão Bernardo Bertolucci, Jean Eustache, Otar Iosseliani, Ken Loach e Wong Kar Wai.

Entre os brasileiros, a diretora Juliana Rojas, que recebeu uma menção honrosa na edição deste ano pelo filme “O Duplo”, Ricardo Alves Júnior, com o média-metragem “Permanências”, em 2011, Cavi Jorge e o curta “A Distração de Ivam”, em 2010, além de “A Via Láctea”, de Lina Chamie (2007) e “A Marvada Carne”, de André Klotzel (1987).


Veja Aqui!


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10] Chamada Pública das linhas de fluxo contínuo do Fundo Setorial do Audiovisual [FSA] - 2013.

As inscrições para a Chamada Pública das linhas de fluxo contínuo do Fundo Setorial do Audiovisual [FSA] – Prodecine 02 (Linha C: aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens); Prodecine 03 (Linha D: comercialização de longas-metragens no mercado de salas de cinema); Prodecine 04 (Linha A, Modalidade Complementação: produção de longas-metragens), e Prodav (Linha B: produção de obras para televisão) – foram prorrogadas por 180 dias. O prazo final para a inscrição passou a ser 31 de maio de 2013.

Na Linha B, a seleção é aberta a projetos no formato de obra seriada e documentários com duração superior a 52 minutos, aprovados ou inscritos na ANCINE e que se encontrem em qualquer etapa de produção, desde que não tenham sido concluídos. O total disponível para essa linha é de R$ 55 milhões.

A Linha C conta com R$ 50 milhões para investimento na aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens de ficção, documentário ou de animação. O proponente deve ser uma empresa distribuidora brasileira independente registrada na ANCINE e na respectiva Junta Comercial.

Já a Linha D, com R$ 10 milhões, contempla a comercialização de longas de ficção, documentário ou animação, para exploração em todos os segmentos de mercado, desde que a destinação e exibição inicial seja prioritariamente no mercado de salas de exibição.

Na modalidade Complementação de Recursos, a Linha A conta com R$ 40 milhões para investimento em produção de filmes de longa-metragem.

Para inscrever um projeto é necessário preencher e finalizar a inscrição eletrônica específica para cada um dos processos de seleção, todos disponíveis no portal do BRDE, agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual.


Inscrições Aqui!


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FELIZ NATAL & PRÓSPERO ANO NOVO!

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