"Os Intocáveis" - não é o magnífico filme francês de 2012 - mas o famigerado e bom filme sobre Gangster, de 1987. Filme policial que retrata o poder de Capone sobre Chicago dos anos 20, e sua queda pelas mãos do agente federal "Eliot Ness". Os "intocáveis" eram um grupo de 11 homens liderados por Ness, que usavam principalmente grampos telefônicos para atacar o tráfico de bebidas, e que pegaram o gangster "Al Capone" por Desvio Fiscal, e não devido às inúmeras contravenções e mortes que ele executou.
O Brasil esta dando um grande exemplo de Respeito próprio e de muita coisa mais, que será percebida no futuro, com o julgamento do Mensalão; caso este em que Gangsters/Políticos utilizaram dinheiro público para facilitar votações e conveniências partidárias, e mais sabe-se Deus o quê em corrupção em seu estado puro e, inclusive, como uma Ode a Cultura Corrupta da Sociedade Brasileira. Mas, a sociedade brasileira respira o ar hipnótico da corrupção o tornando em um "ar cultural"?... Independente se a resposta for afirmativa ou não, o fato é que o Superior Tribunal Federal irá julgar casos de nossa pequena-grande corrupção em esfera federal.
Ministros que Julgam o "Mensalão" |
No filme "Os Intocáveis" o assunto em questão é uma tradicional obsessão de Brian De Palma: a violência. Ela está por tudo no filme, seja a violência física ou a psicológica, a concreta ou a ameaça, oprimindo a velha Chicago hostil da Lei Seca, dominada pelo contrabando e pelo tirano Al Capone. Uma cidade sem justiça, onde ninguém se sente seguro e onde nunca se sabe quando vai ser preciso encomendar seu caixão (você conhece essa cidade? no Brasil há dela(s)? Salvador é/está assim?...). De Palma consegue transmitir com emoção incomum o clima de instabilidade que, afinal, é o universo mesmo dos Intocáveis : "a situação foi longe demais e alguém precisa acabar com isso". Mesmo sem personagens consistentes, fica claro o efeito da violência sobre todos aqueles que são suas vitimas (ou que temem sê-lo, no caso todo mundo, já que, como indica a sangrenta e cínica introdução, em que Capone "brinca" com seu taco entre sócios puxa-sacos, ninguém está a salvo) contrapondo o ideal de paz familiar e de amizade ao caos revoltante da carnificina de Chicago.
O que é mais importante: a Lei ou a Consciência Social do Indivíduo? Onde há EDUCAÇÃO e SENSO CRÍTICO em demasia, a Lei relaxa no ócio. E no Brasil onde a Educação e o Senso Crítico AGONIZAM, a Lei treme de Medo dos Pequenos-Grandes Gangsters?? Os ministros do STF teimam em dizer que: NÃO! E tal qual Batmans e Mulheres-Maravilhas, os Ministros se engalfinham em centenas de páginas de processos para tentar descobrir a verdade - "E o que é a Verdade?!" - justa da causa de cada homem corrupto ou corruptor, julgados... E nós, cidadãos, cheios de fragilíssima moral, apontamos os dedos, dizendo ao brados: "Safados e Miseráveis. Fora com essa corja!". Até que ponto nossa Atitude no convívio social e especificadamente nas eleições político-sociais nos legitima a tal "brado rouco"??... Santa Hipocrisia Batman, o Coringa são, OS Coringas!! ...
Em Gotam City, New York Sitiada, Salvador, Bahia, BRASIL, quando o guarda para o carro e pede o velho "troco" para não autua-lo e você paga, tanto você como o guarda estão sendo corruptos? Quando você faz algum tipo de "gato" na rede elétrica da sua casa, empresa, ou seja lá o que for, você também esta sendo corrupto? Quando não está afim de ir trabalhar, ou estudar, e pede para um amigo médico um atestado para se livrar das faltas, você está sendo corrupto? Furar uma fila, você está sendo corrupto A corrupção é todo ato que alguém tire vantagem através do prejuízo de outro (Pessoa ou empresa), ou seja, qualquer ato desonesto. E o pior de tudo isso, é que seus filhos aprende tudo com você. Aquela historia de "Faça o que eu digo, e não faça o que eu faço" não funciona, mesmo você repreendendo o seu filho cedo ou tarde ele estará fazendo tudo igual a você.
Hoje, vivemos da esperteza, do levar vantagem em tudo, não importando o prejuízo que venhamos a infligir ao próximo. Na área política, é o descalabro Na área da saúde, nos tempos em que o remédio para amenizar a dor do pobre é manipulado de tal forma que deveria nos cobrir de vergonha, permitimos que ele seja mercadejado sem que isso nos ofenda como seres humanos.
Levantamos as mãos para os céus quando um homem surge com honestidade e pudor tão raros e se coloca à disposição do todo e não da propina, do tergiversar, enganar, usufruir, engabelar, mentir. Devemos honrá-lo e rezar para que ele não se desvie daquilo que jurou defender - perder se assim for, mas jamais pactuar.
Clique abaixo para ver Robert De Niro como Al Caponi em Os Intocáveis/1987
E por fim, o Mensalão vira, dentre Outras Coisas, Jogo:
novela televisiva dos canais de assinatura jornalísticos, que têm o "sonho de consumo" de que haja sempre "causos" que demandem muito tempo e muito apelo emocional para preencher suas grades de horários, ansiosas por qualquer assunto que as preencha, importantes ou não; vira massa de manobra de partido políticos da bandeira que for; motivo de briga de marido e mulher por que ele disse que demorou na rua discutindo política/julgamento do mensalão e não estava de nenhuma rampeira; e por fim vira - game no Facebook! :)
O processo do mensalão serviu de inspiração para jovens proprietários de uma empresa de games do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, os proprietários da PlayerUm colocaram no ar um jogo virtual em que o relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, é o personagem principal. O game já teve mais de 5.000 jogadores cadastrados no Facebook e a meta dos criadores é superar a marca de 100.000 acessos.
Existem ainda outros dois personagens no game. O ex-presidente Lula passa por cima da tela cercado por interrogações. "O Lula é um convidado especial, afinal, ele não sabe de nada", brinca Rubens. Quem conseguir acertar o ex-presidente ganha 1.000 pontos. O outro personagem é o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, que votou pela absolvição de Dirceu e Genoino. Sua função no jogo é atrapalhar Barbosa.
Confira o Jogo aqui
“O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. - (Bertold Brecht, 1898/1956).
BÔNUS TRACK
- a "Besta Fera 666", vulgo "Al Caponi" da Bahia:
- a "Besta Fera 666", vulgo "Al Caponi" da Bahia:
O que você tem a ver com a corrupção?:
Nooossa, que texto! Vc conseguiu algo novo e especial: dar um suspiro resfolegante em cima de um assunto crônico propositalmente massificado. De forma inteligente e sensível foi apresentando os fatos gradativamente e, qdo percebemos estamos envolto em um 'mar' de acontecimentos e fazendo parte deles! Ou seja, vc conseguiu nos colocar no centro da cena, no palco da realidade nossa de cada dia, como atores e escritores desse incomensurável Drama Naiconal! Parece realmente um filme...tamanha é a nossa anestesia social ...
ResponderExcluir"Mas, a sociedade brasileira respira o ar hipnótico da corrupção o tornando em um "ar cultural?"" (...) "E no Brasil onde a Educação e o Senso Crítico AGONIZAM(...)?."
Agradeço por suas flechadas de amorosa lucidez !
Obrigado por ter visto e gostado querida Katia:) E uiqe Deus nos Ilumine... Nos nossos Votos e aos Politicos: AMEM! :) rs
ResponderExcluirinfelismene tenho que concorda com tudo que vc falou, queria muito que nada disso fosse verdade.
ResponderExcluiro que vc fala da corrupção é primoroso e essa pergunta então é formidável "o que você tem a ver com a corrupção?" a gente tem a ver sim, desde o momento que somos esducados nessa condição, já vem de família e é de muitos anos atrás, da época da colonização que começou a esculhabação que é chamada de "SISTEMA" pra fechar vem essa frase maravilhosa do nosso saudoso Bertold Brecht “O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais” acredita que conheço pessoas que pensam e falam assim? por elas vociferarem assim, que nosso país não vai pra frente e setá cheio dos 96%......estou com vc nego, tbm quero fazer parte dos 4%.....sei que é difícil, mas, um dia chego lá!!!
Brilhante texto meu amigo!
ResponderExcluir...é a compilação das nossas falas traduzidas com belas e incomuns metáforas!
Excelente o jogo comparatório[neologizei] entre Salvador e a ambientação do filme...genial, eu diria!
Passei a te amar depois dessa: "Onde há EDUCAÇÃO e SENSO CRÍTICO em demasia, a Lei relaxa no ócio."...que metáfora mais linda foi essa,menino????...rs...
Recomendei a leitura para o ensino médio da minha escola como pretexto para discussão...que tal?
Parabéns, você é estupendo, meu amigo...te dedico!
Obrigado Jaci+mar ^_* Bjssssss
ResponderExcluirTentar é Chegar Tiago... Abrcs negão. "Pra RIBA e Avía!!" ^_* rs
ResponderExcluirParabéns pelo texto, querido!
ResponderExcluirConcordo com suas palavras. É muito fácil apontar e julgar a sujeirada política (que claro que tem e em rodo), contudo, aquele político que está lá foi o mesmo cidadão que do lado de cá, no dia a dia, faz muitas coisas, supostamente "bobas", mas que podem ser enquadradas como corrupções.
Por isso, em meio a toda essa lameira eu sempre falo, a solução está na base educacional desses cidadãos, ao quais, nós, elegemos como nossos representantes. Porque se eu "roubo" "ludibrio" e/ou uso meios ilícitos (sejam eles quais forem) para conseguir o que quero, do lado de cá, como poderei agir diferente no poder?!!
Gostei bastante do texto! Muito interessante a mesclagem entre ficção e realidade... No fundo no fundo são dois espelhos virados um de frente pro outro.
ResponderExcluir(Fiquei com vontade de jogar esse jogo, onde acha??)
Valeu Klaus... Exatamente negão: dois espelhos e nós? O prego que seguras os Espelhos "Dimpindurados"... ^_* rs
ResponderExcluirPS: O Jogo ta ai no texto... enfim; aqui ó >> https://apps.facebook.com/batalhadomensalao/
""se eu "roubo" "ludibrio" e/ou uso meios ilícitos (sejam eles quais forem) para conseguir o que quero, do lado de cá, como poderei agir diferente no poder?!!"" ..... #Tannnn-RANNNN ^_*
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Incrível como, fazer o que é certo, se tornou tão raro que quem o faz vira ídolo, de tal que é a escassez dessas atitudes por essas bandas!!! OREMOSSSS!!!
ResponderExcluirBela reflexão querido. Parabéns.
ResponderExcluirVc me inspira a ser mais Santo depois q vc me induziu a entrar pra Igrejka de malafaia Qel ... rsrsrs Bjos amore!!!!!!! :)
ResponderExcluirValeu Elen... Obrigado viu! :)
ResponderExcluirGostei bastante do texto que me levou a reflexão de como tem gente alienada por ai que não procura se informar sobre a situação de seu país e das consequências disso tudo sobre o povo.
ResponderExcluirNossa população ta doente, com um câncer degenerativo de demência infelizmente... Quem dera que todos esses fatos fossem mera ficção como nos videos que vc postou e mencionou e infelizmente isso não é fim,mas sim o começo de coisas que me arrepio imaginar estar chegando por ai...
Por isso inventaram a Frase, Dea:: "Entre a Cruz e a Espada"... Os politicos somos nós, com Poder... Será? Tannnnnnnnnn-Rannnnnnn!
ResponderExcluirInfelizmente, o ´brasileiro é corrupto. Quando nasceu isso, esse hábito? Uma uestão bastante importante. A corrupção deve ser combatida a todo instante. Petralhas e cia deve ir para a cadeia. Quem sabe conseguimos fazer aqui o que foi feito na Itália, com a máfia.
ResponderExcluirNa verdade Renata, eu acho q o homem é corrupto (a maioria, os 96%, como já falei aqui antes no Blog >> http://arteevidaplatonica.blogspot.com.br/2011/02/01-de-fevereiro-de-2011-o-inicio-do.html ); inicialmente acho isto, infelizmente, sim. Porém, quando ocorre, por exemplo algo bobo e primário como as "multas" - acho o ato de TER QUE multar alguém como "retalhação" para ele ter que parar de fazer tal atitude, uma coisa primitiva - mas, para PRIMITIVOS, remédios Primitivos! ;/
ResponderExcluirEnfim, o trabalho dos Julgamentos (pessoais ou institucionais), e o acompanhamento - pra não dizer - da "patrulha" sob as atitudes alheias, ainda é preciso, em caráter pessoal ou político, pois, na verdade, é a mesma coisa: somos políticos SEM o cargo, e eles são cidadãos COM o cargo! Infelizmente, A.C ou D.C, é isto... Um dia talvez não, mas agora, AINDA, é! Avancemos, então...
Beijos Renata, querida! :)
Que massa Nei... que reflexão inteligente e pertinente...
ResponderExcluirNão sabia da existencia desse blog...
Sempre que tiver algo me mande, pois adoro a sua forma de escrever e pensar as coisas!
Beijos amiguinhoooooooooooooooooooooo
Obrigado Fabitu! :))))))))))))))))))) ...... PS: Ha varias postagens que coloquei ai anterior mente viu. a 1 postagem pra mim é a melhor de Todas :)
ResponderExcluirMais do que pertinente a comparação com filmes. É tudo ficcional mesmo. Até mesmo aqueles que foram baseados em fatos reais, ainda assim são ficção. Como os nossos heróis, nosso caráter. Acho que a única coisa que temos de real é o "jeitinho". O "jeitinho brasileiro" nada mais é do que um pequeno ladrão com um sorrisinho cafajeste no rosto!
ResponderExcluirEdu, é isso, "MATRIX DETECT"!!!
ResponderExcluir:)