quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Mundo Acaba em 2012: seguro-desemprego aprovado para artistas! ;c])



    Sou ator, diretor, e, professor de teatro nas horas não-vagas :) e sempre me chamou atenção o significado da palavra (e postura) "profissionalismo" em relação às artes! Ou seja, os Proponentes Sempre exigem (exigem mesmo, de forma habitualmente grosseira e desumana)   Humanidade e Profissionalismo de seus contratados: atores, técnicos, etc., porém, entretanto, sobretudo, estes Proponentes (Produtores, Diretores, etc) muitas vezes não agem com esse Mesmo Profissionalismo e Humanidade, cobrados

    Todos nós Contratados e Contratantes, Todos, por vezes reclamam de que os profissionais da arte não são remunerados em nada, ou de forma parca, praticamente uma esmola dada e que "você tem que se sentir feliz com este pagamento, pelo simples fato de estar em meu projeto"! 

    Ou seja: 
  • - você esta sendo pago mal mesmo;
  • - você merece ser pago mal mesmo;
  • - você tem que trabalhar de forma profissional mesmo não ganhando um Valor profissional: nem no dinheiro pago (quando realmente é de fato pago) e nem na postura de tratamento dispensada a você: "seu esmolé, pedinte"!   

    Então, num pais como o nosso, onde a pobreza só não esta mais presente no PIB Mas esta presente na vida prática das pessoas, principalmente nos que lidam com a arte, a notícia de que agora, estes profissionais passam a ter o Direito real ao Seguro-Desemprego, é uma notícia maravilhosa, em que se pese o fato de, para isso, acontecer o óbvio que muitos fingem não ser óbvio: se recolher junto ao governo as taxas relativas ao benefício do empregado, no caso, do artista em questão... Será que os contratantes irão repassar ao governo o recolhimento? Quem estiver vivo verá... A não ser que o mundo acabe antes disso. Enfim: temos pelo menos o ano de 2012 (até dezembro) para ver a boa nova na prática... "Ou Não", como diz o poeta-cantor-crítico do MOBRAL, Caetano Veloso!

    Segundo o site "Uol Notícias" foi aprovado no dia 21 de dezembro de 2011, de forma definitiva, a lei que prouvê  Seguro-Desemprego para Artistas em geral. Para uma classe que, quando muito, recebe o soldo previamente definido com a produção dos projetos, de forma "Indefinida", um soldo mutilado, para não dizer faltando alguma parte do valor, devido à alguma razão mágica-fajuta-sacana-desumana: isso é uma ótima notícia!    
    Abaixo segue a fantástica notícia.


    Agora realmente me deu medo: ou o Mundo tá começando, ou realmente vai acabar!


    A Notícia:
"A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (21), de forma terminativa, o projeto de lei que prevê a concessão de seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculos de diversão.


De acordo com a proposta (PLS 211/10) da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), o profissional terá direito a um salário mínimo como seguro-desemprego por um prazo máximo de quatro meses, de forma contínua ou alternada. Para isso, o beneficiário terá de comprovar que trabalhou em atividades da área por, pelo menos, 60 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido do benefício e que não está recebendo outro benefício previdenciário de prestação continuada ou auxílio-desemprego. Além disso, é necessário ter efetuado os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, bem como não possuir renda de qualquer natureza".

Para ver a notícia, na íntegra, clique na descrição abaixo!













Um comentário:

  1. Esta iniciativa contida neste Projeto de Lei é, sem dúvida, bem vinda. A questão me parece será se, de fato, a lei pegará ou não... se de fato terá ela plena eficácia, ou seja, até que ponto o recolhimento ocorrerá de forma plena... Mas sou otimista quanto a considerar que num médio prazo esses direitos virão pra ficar.

    Ps: Meu caro, não consegui visualizar o seu endereço de e-mail. De passo aqui o meu (hcoutodenovaes@gmail.com), me retorne e vamos conversando, claro.

    Grande. abraço.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por seu Comentário! ... Leia outra postagem nossa!